CONSCIENTIZAÇÃO
E SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DE JOGOS INTERATIVOS.
SILVA, Lidia Q.L.C.1; ALVES, Flora S.1; PEREIRA, Sissi A. M.2
1. Bolsista PIBID Educação Física/UFRRJ
2. Coordenadora PIBID Ed. Física/UFRRJ
RESUMO
O incentivo a
sustentabilidade em todos os âmbitos educacionais parece almejar uma ação cada
vez mais eficaz para conscientizar um maior numero de educandos na expectativa
de alcançar suas famílias e assim minimizar os efeitos maléficos ao meio
ambiente, mesmo com tecnologia e alguns investimentos para minimizar os
problemas do mau uso dos recursos naturais, ainda existem diversas medidas
preventivas a serem tomadas para uma significativa mudança na sociedade. No
entanto, a idéia de sensibilizar vem trazendo uma nova abordagem para ações que
movem a inquietação ambiental. Os programas de sensibilização na tentativa de
fazer o individuo sentir o que não sentia ou sentir de uma forma diferente de
antes, não precisam ficar presos ao marketing, mas podem ir além da promoção de
sentimentos e emoções, integrando ações que possam estimular a participação, o
pensamento critico e a informação através de debates, discussões e
esclarecimentos técnicos. A escola tem um papel fundamental na modificação do
comportamento humano e pode ser um veiculo de grandes transformações que além
de emocionar é capaz de promover atividades para desenvolver o valor formativo
e autonomia dos alunos. As aulas de Educação Física escolar podem ser uma
ferramenta de conciliação entre a conscientização e a sensibilização ambiental,
motivando a mudança de atitude através do uso de materiais alternativos e jogos
lúdicos. O presente trabalho propõe a utilização de Jogos interativos sobre o
meio ambiente e adaptado à realidade dos alunos do 60 ao 90 ano
de uma escola do Município de Seropédica. Durante a organização dos
materiais ao redor da quadra os alunos relataram o que sabem sobre as
catástrofes causadas por desmatamento, construções inadequadas em encostas,
enchentes, descarte e tempo de decomposição do lixo. Os jogos foram
confeccionados e aplicados pelos bolsistas do PIBID Educação Física da UFRRJ.
As turmas foram organizadas em três grupos, sendo que um grupo de espectadores
para serem conquistados ao longo das tarefas. Os jogos consistem em: fichas com
tarefa para serem sorteadas e interpretadas pelos alunos através de mímica,
para o outro grupo descobrir e explicar seu significado; Duas arvores
desenhadas a giz, no chão da quadra, um dado e sacos de lixo com placas
coloridas de acordo com a coleta seletiva para que cada grupo ao lançar o dado
pudesse recolher a quantidade de objetos correspondente ao numero do dado, a
equipe que não executasse a tarefa deveria escrever atitudes corretas de
preservação nas arvores desenhadas. A cada circuito de tarefas, cada grupo
deveria convencer o maior numero de espectadores do terceiro grupo a
participar. Além desses materiais foram disponibilizados skate, tampinhas de
garrafa, garrafas pets coloridas e transparentes, material orgânico, latinhas,
papeis e materiais plásticos. Alguns já se encontravam descartados no pátio da
escola. O objetivo dos jogos era completar as tarefas em menor tempo possível e
finalizar com o maior numero de participantes, fazendo alusão a de que nossas
atitudes de preservação devem ser convincentes, urgentes e com maior numero de
pessoas, pois o planeta não pode esperar. A maior parte do material recolhido
foi reutilizado na confecção de brinquedos e os alunos fizeram observações
sobre a limpeza que trouxe evidente mudança no pátio. Ao término dos jogos os
alunos puderam entender como a reciclagem e a sustentabilidade, são importantes
para a saúde, qualidade de vida e sobrevivência da população. Compreenderam
que, como cidadãos podem contribuir diretamente com o meio onde estão inseridos
tornando-se um “agente publicitário” na sensibilização e um multiplicador da
conscientização social.